Notícias

  • Language

Adaptar sua àrea de trabalho as suas tarefas diárias pode evitar lesões.

A ergonomia envolve adaptar o trabalho ao trabalhador e não o trabalhador ao trabalho. É a ciência da adaptação de áreas de trabalhos, ferramentas, equipamentos e práticas laborais para que sejam compatíveis com indivíduos, reduzindo dessa forma os riscos de lesões.

Configurar sua área de trabalho só demora alguns minutos e reduz significativamente seu risco de lesões.

Monitor: Centralize o monitor diretamente à sua frente para evitar a torção do pescoço. Posicione a parte superior do nível de monitor com sua testa. Sente-se pelo menos a um braço de distância da tela. Ajuste a altura e a distância do monitor para se adequar.

Cadeira: Posicione os quadris de modo que todo ele se acomode no assento e ajuste o encosto para apoiar a parte inferior das costas. Ajuste a altura do assento para que seus cotovelos estejam na mesma altura que a sua mesa (o ângulo do cotovelo quando sentado deve ser entre 90 a 110 graus). Seus pés devem estar apoiados no chão e suas pernas dobradas devem ter um ângulo de 90 graus. Use um apoio para os pés caso seus pés não alcancem o chão.

Mouse: Seus pulsos devem ficar em posição neutra (curvatura mínima no punho) ao usar o mouse. Os dedos devem ser capazes de descansar sobre as teclas. Certifique-se de que o mouse esteja o mais perto do teclado possível.

Organize a sua mesa: a posição do teclado deve ser diretamente à frente de seu corpo e a uma distância em que os cotovelos estejam num ângulo entre 90 e 110 graus, com os punhos e as mãos em linha reta. Tenha o telefone do lado de sua mão não dominante e use essa mão para atender chamadas. Mantenha os itens mais usados ​​a uma curta distância e levante-se para alcançar itens que estajm longe. Posicione documentos frequentementes usados entre o monitor e o teclado. Se utilizar um computador portátil por longos períodos, considere um monitor e um teclado separados.

Faça pausas e alterne tarefas: Mude as posições de seu corpo com freqüência durante o trabalho. A cada 20-30 minutos, leve 1 a 2 minutos para alongar e ativar grupos musculares, aumentando a circulação. Tente se afastar do computador na hora do almoço e movimente-se durante todo o dia, o quanto for possível. Divida as tarefas repetitivas, como digitação prolongada, com diferentes atividades que permitam diferentes movimentos. Descanse os olhos, cobrindo-os com as mãos durante 10-15 segundos.