Soluções inovadoras de engenharia visando agregar valor aos projetos

Pensar de uma forma simples e inovadora, durante o desenvolvimento de uma planta de beneficiamento, pode reduzir significativamente os custos de capital do projeto.

O que impulsiona o custo de capital dos projetos?

Existem diversos aspectos que influenciam na determinação do CapEx de um projeto. Podemos citar: localização, meio ambiente, custo de mão de obra local, complexidade da rota de processo, estratégias de contratação, etc. Muitos destes aspectos são pré-determinados e/ou difíceis de serem otimizados. No entanto, um dos aspectos mais significativos na definição do CapEx está na metodologia de desenvolvimento da engenharia, que podem ser muito influenciadas por meio da inovação.

Em termos gerais, o CapEx é distribuído em quatro itens: equipamentos, materiais, mão de obra e custos indiretos. Estes itens variarão, com base no projeto, localização e fluxograma de processo.
Os itens mão-de-obra e custos indiretos são definidos na fase de construção, especialmente na montagem e instalação de equipamentos, onde também são contemplados os custos de terraplenagem e drenagem, concreto, estruturas metálicas, tubulações e cabos elétricos. A grande oportunidade de agregar valor e aumentar o retorno de um investimento, ocorre durante as fases iniciais da engenharia e quando os conceitos básicos serão definidos. Portanto, é possível apresentar soluções inovadoras de engenharia resultando em redução significativa dos custos de implantação.

Com a confirmação de todos os aspectos de Processo, o foco passa a ser a redução de quantitativos de materiais e mão de obra:

  • Aproveitar ao máximo a condição do terreno para minimizar os volumes movimentação de terra e aterro;
  • Compactar ao máximo o plano diretor das instalações, buscando a redução de utilização de estruturas metálicas, concreto, tubulação e cabos;
  • Minimizar a altura de todas as estruturas;
  • Discutir abertamente as necessidades de instalações de apoio administrativo e operacional visando garantir otimização dessas áreas, sempre considerando as condições para uma operação segura e confiável;
  • Desafiar a necessidade de prédios com cobertura e tapamento lateral, que exigem a utilização de pontesrolantes;
  • Desenvolver a engenharia com base na vida útil do projeto.
  • Acompanhar de forma efetiva o levantamento de quantitativos durante o desenvolvimento de toda a engenharia.

A engenharia do Projeto Constancia alcançou reduções significativas no volume global de materiais, em comparação com valores de referência de projetos semelhantes,

Projeto Constancia, Peru - Cobre-molibidênio

Com base em uma engenharia inovadora e gerenciamento eficiente da construção, a Ausenco possibilitou adicionar US$ 800 milhões ao NPV do CapEx, de US$ 1,75 bilhões. Os principais resultados foram:

  • Redução de 50% do plano diretor do estudo de viabilidade anterior.
  • 35% de redução no volume de concreto, na área do moinho, quando comparado por MW de potência instalada do projeto original.
  • 60% mais energia instalada (64 vs 40 MW).
  • 57% a mais de capacidade de minério hypogene do que o projeto DFS
  • 7,7 milhões de homens-hora sem acidentes.
More from this author
;